Jaime Lauriano

  • Brinquedo de furar moletom, 2018
  • Jaime Lauriano
1/3

Biografia

Jaime Lauriano (São Paulo, 1985) vive e trabalha entre o Porto e São Paulo. Graduou-se pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, em 2010. 

Com trabalhos marcados por um exercício de síntese entre o conteúdo das suas pesquisas e estratégias de formalização, Jaime Lauriano apela ao exame das estruturas de poder contidas na produção da História. Em peças audiovisuais, objetos e textos críticos, Lauriano evidencia como as violentas relações mantidas entre instituições de poder e controle do Estado — como polícias, prisões, embaixadas, fronteiras — e sujeitos moldam os processos de subjetivação da sociedade. A sua produção procura trazer à superfície traumas históricos relegados ao passado, aos arquivos confinados, numa proposta de revisão e reelaboração coletiva da História. 

 

Entre as suas exposições mais recentes, destacam-se as individuais: Marcas, Fundação Joaquim Nabuco (Recife, Brasil); Ao Norte do Rio, Sesc Santana (São Paulo, Brasil); Brinquedo de furar moletom, MAC Niterói (Rio de Janeiro, Brasil); Assentamento, Galeria Leme (São Paulo, Brasil). Tem também participado em diferentes exposições coletivas, em particular no Brasil, em espaços como o Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo), CAIXA Cultural Brasília (Brasília), Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) e Bienal de Artes Visuais do Mercosul (Porto Alegre) e, também, na Pérez Art Museum Miami (Miami, EUA).

jaimelauriano.com